Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino.

O tratamento específico das varizes depende de uma série de fatores e o médico angiologista/cirurgião vascular poderá identificar e escolher o tratamento certo para cada caso.

As principais queixas clínicas dos pacientes são: dor tipo “queimação” ou “cansaço”, sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que, frequentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

O exame de ecografia com mapeamento venoso dos membros inferiores com Doppler colorido pode fornecer informações importantes ao cirurgião vascular, a respeito do funcionamento das válvulas das veias superficiais, além de outras informações úteis para o seu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *