Abdominal Total

Com este exame pode-se avaliar órgãos internos como fígado, vesícula biliar, vias biliares intra hepáticas e extra hepáticas, baço, pâncreas, aorta, veia cava inferior, rins e bexiga. Nem sempre se consegue avaliação de estruturas mais profundas, pois a interposição de gás em alças intestinais pode atrapalhar ou dificultar o exame, assim como a anatomia de cada paciente. Por isso, o preparo adequado é tão importante.

Preparo

Abdominal Total Com Doppler

Este exame pode avaliar, além do que é avaliado na ecografia abdominal total, as estruturas vasculares do abdome, como aorta abdominal e seus ramos passíveis de avaliação, assim como a veia cava inferior e a circulação sanguínea hepática. O preparo adequado é de grande importância.

Preparo

Abdominal Superior

Com este exame pode-se avaliar órgãos internos como fígado, vesícula biliar, vias biliares intra hepáticas e extra hepáticas, baço, pâncreas, aorta, veia cava inferior.

 

Preparo

Abdominal Superior Com Doppler

Este exame pode avaliar, além do que é avaliado na ecografia abdominal superior, estruturas vasculares do abdome, como a circulação sanguínea hepática, sendo útil na avaliação do sistema porta e das veias hepáticas, bem como da artéria hepática. O preparo adequado é de grande importância.

 

Preparo

Aparelho Urinário

O exame tem como objetivo avaliar a anatomia do aparelho urinário, bem como diagnosticar patologias nos rins, bexiga e ureteres.

Preparo

Aparelho Urinário com Doppler

O exame tem como objetivo avaliar a anatomia do aparelho urinário, bem como diagnosticar patologias nos rins, bexiga e ureteres.
A utilização do Doppler tem importância na avaliação da perfusão/circulação sanguínea dos rins, e também para observação dos jatos ureterais como ferramenta auxiliar na pesquisa de refluxo vésico-ureteral.

Preparo

Bolsa Escrotal com Doppler

A ecografia é o principal exame de imagem para avaliação da bolsa escrotal e de seu conteúdo. É um exame de rápida execução, sem desconforto para o paciente. O uso do Doppler auxilia na avaliação de processo inflamatório e na isquemia.

Preparo

Ecografia Transvaginal com Doppler colorido

Com este exame pode-se avaliar alterações como miomas, outras doenças miometriais e do endométrio, doenças do colo uterino e lesões ovarianas.

Preparo

Glândulas Salivares

O exame é um procedimento utilizado para avaliação e diagnóstico das alterações das glândulas salivares, como as parótidas e submandibulares, bem como as glândulas sublinguais, em algumas situações.

Preparo

Mamária

Este exame é o principal exame complementar à mamografia. Permite avaliação de mamas densas, na diferenciação entre nódulos sólidos e císticos, avaliação de implantes mamários e como orientação para intervenções.

Preparo

Parede Abdominal

Este exame é muito utilizado para a pesquisa de hérnias.Permite detectar oportunamente também outras lesões de parede abdominal, tais como hematomas, abscessos e tumores.

Preparo

Pélvica Via Abdominal

Este exame é realizado para a avaliação dos órgãos pélvicos, como o útero, os ovários e a bexiga, No sexo masculino, permite avaliação de estruturas pélvicas, como bexiga, próstata e vesículas seminais, bem como do reto, em algumas situações.

Preparo

Pélvica transvaginal

Este exame tem grande vantagem em relação ao exame tradicionalmente feito por via abdominal, que é a de poder visibilizar estruturas e órgãos pélvicos com maior proximidade e maior resolução de imagem.

Preparo

Próstata via Abdominal

Este exame tem como objetivo avaliar as dimensões da próstata e as suas características anatômicas , bem como das vesículas seminais e dos órgãos adjacentes (bexiga, ureter inferior, etc). Necessário realizar o exame com a bexiga repleta, e após avaliar a próstata, esvaziar a bexiga para medir o resíduo vesical pós miccional.

 

Preparo

Região Cervical

Este exame tem como objetivo avaliar as glândulas cervicais como parótidas, submandibulares, linfonodos e estruturas músculo aponeuróticas. Pode ser identificada também a tireoide, que deverá ser melhor avaliada na ecografia específica da tireoide.

Preparo

Região Inguinal

Este exame é bastante utilizado para pesquisar hérnias inguinais, tumorações nessa região e possibilidades de testículo ectópico.

Preparo

Tireoide

Podem ser identificadas alterações focais ou difusas na glândula tireoide. Dentre as lesões focais, podem ser encontradas lesões nodulares sólidas, císticas ou sólido-císticas. As alterações difusas da tireoide se traduzem à ultrassonografia como aumento ou redução das dimensões da glândula, com alteração da sua textura, que podem ou não corresponder a hiperfunção ou hipofunção da tireoide.

Preparo

Tireoide com Doppler

Podem ser identificadas alterações focais ou difusas na glândula tireoide. Dentre as lesões focais, podem ser encontradas lesões nodulares sólidas, císticas ou sólido-císticas. As alterações difusas da tireoide se traduzem à ultrassonografia como aumento ou redução das dimensões da glândula, com alteração da sua textura, que podem ou não corresponder a hiperfunção ou hipofunção da tireoide. O uso do Doppler colorido auxilia na avaliação do fluxo da glândula e de lesões nodulares presentes.

Preparo

Ecodoppler Colorido Arterial dos Membros Inferiores

Este exame é útil no rastreamento de doença isquêmica periférica. Podem ser avaliados o fluxo no interior das artérias e as paredes das artérias, buscando detectar áreas de estreitamentos, oclusões e dilatações arteriais.Pode ser um auxiliar no planejamento cirúrgico e útil no controle de tratamento de afecções arteriais de membros inferiores.

Preparo

Ecodoppler Colorido Arterial dos Membros Superiores

Este exame é útil para examinar o fluxo nas artérias dos membros superiores, na suspeita de doença arterial oclusiva e auxiliar no planejamento cirúrgico e controle de tratamento de afecções arteriais de membro superior. Permite detectar estreitamentos, oclusões e dilatações das artérias.

Preparo

Ecodoppler Colorido de Artérias Renais

Este exame permite avaliar o fluxo nas artérias renais, desde a sua emergência na aorta abdominal até o hilo renal e nos seus ramos intra-renais procurando detectar áreas de estenose, que nos jovens podem ser causadas por displasia fibrosa das artérias e nos idosos por aterosclerose.

Preparo

Ecodoppler Colorido de Rim Transplantado

Este exame é utilizado para identificação precoce das complicações clinicas e cirúrgicas. E fundamental para o sucesso do procedimento.

Preparo

Ecodoppler Colorido Venoso dos Membros Inferiores (mapeamento venoso)

Com este exame pode-se avaliar a perviedade das veias dos membros inferiores, na suspeita de trombose venosa profunda e na suspeita de tromboflebite de veias superficiais. Através da ultrassonografia com transdutores de alta frequência, pode-se mapear veias superficiais e testar se estão com bom funcionamento, sendo útil ao cirurgião vascular para planejamento pré-operatório em cirurgia de varizes. Com este exame podemos avaliar quadros de edema, se secundários ou não a doenças venosas. Podem ser avaliadas veias que serão removidas e utilizadas em outros procedimentos.

Preparo

Ecodoppler Colorido Venoso dos Membros Superiores

Este é um exame utilizado para avaliação da perviedade das veias dos braços e antebraços, na suspeita de trombose venosa profunda e de veias superficiais.
É útil também para mapeamento de veias a serem utilizadas para confecção de fístulas arteriovenosas, para pessoas em programa de hemodiálise.

Preparo

Ecodoppler de Aorta e Artérias Ilíacas

É um exame utilizado para avaliação das paredes da aorta e o fluxo sanguíneo em seu interior, bem como de sua bifurcação e das artérias ilíacas, a procura de dilatacões, estreitamentos e obstruções vasculares.

Preparo

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

Este exame tem como objetivo detectar a presença de aterosclerose (placas de gordura, tecido fibroso) nas artérias que levam sangue ao cérebro. Examina-se a região do pescoço para analisar as artérias a procura de placas de aterosclerose, estreitamentos e obstruções, avaliando características do fluxo sanguíneo ou sua ausência.

Preparo

Ecodoppler de Veia Cava Inferior e Veias Ilíacas

Este exame é utilizado na avaliação de possível obstrução ao fluxo sangüíneo no interior da veia cava inferior e das veias ilíacas, buscando identificar síndromes compressivas, estenoses e oclusões.

Preparo

Obstétrica

A ecografia obstétrica permite investigar e acompanhar diferentes etapas da vida intra-uterina, com informações sobre as características do bebê, suas condições de crescimento, permitindo avaliar o bem estar fetal, com informações sobre líquido amniótico e características da placenta.

Preparo

Obstétrica com Doppler Colorido

Este exame é importante para avaliar o bem-estar fetal, sendo abordadas a circulação fetal e a circulação placentária. Podem ser estimados o risco para Restrição de Crescimento Intrauterino (RCIU) e o risco para Pré-Eclâmpsia, se realizado no primeiro trimestre. Nas pacientes que realizarem o exame com Doppler colorido no segundo e no terceiro trimestres, podem ser avaliadas situações que ocorrem em gestações de alto-risco, como Diabetes, Hipertensão Arterial e RCIU.

Preparo

Obstétrica com Perfil Biofísico Fetal

Este exame é realizado para avaliação do bem-estar fetal. São avaliadas quantidade de líquido amniótico e atividade fetal (movimentos respiratórios, movimentos corporais e tônus do feto), com o objetivo de detectar sofrimento fetal agudo e sofrimento fetal crônico.

Preparo

Obstétrica Morfológica

Este exame deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação. Temos como objetivo uma avaliação minuciosa e sistemática da anatomia fetal, o que pode permitir afastar malformações estruturais fetais e cardiopatias congênitas.

Preparo

Obstétrica Morfológica do 1 Trimestre

Este exame deve ser realizado a partir de 11 semanas de gestação até 13 semanas e 6 dias de gestação, com o objetivo de verificar se há alguma alteração no bebê que demonstre risco para síndromes genéticas. Realizamos a medida da Translucência Nucal, que é a medida da quantidade de líquido atrás do pescoço do feto, além da avaliação de outros parâmetros para estimar o risco para as principais síndromes cromossômicas. São elas: Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), Síndrome de Edwards (trissomia do 18) e Síndrome de Patau (trissomia do 13). Ainda podemos avaliar outras características da anatomia fetal, bem como determinar a idade gestacional e avaliar o fluxo nas artérias uterinas, sendo um exame de grande importância na gestação.

Preparo

Obstétrica Transvaginal Inicial

Este exame é realizado no 1º trimestre de gestação, útil para definir a idade gestacional. Serve também para determinar o número de sacos gestacionais e de embriões, além de avaliar útero e anexos.

Preparo

Abdominal Para Pesquisa de Refluxo

Este exame permite avaliar a presenca de refluxo gastroesofágico após a ingestão de liquido, em crianças pequenas.

Preparo

Abdominal Superior

Com este exame pode-se avaliar órgãos internos como fígado, vesícula biliar, vias biliares intra hepáticas e extra hepáticas, baço, pâncreas, aorta, veia cava inferior.

Preparo

Abdominal Superior com Doppler

Este exame pode avaliar, além do que é avaliado na ecografia abdominal superior, estruturas vasculares do abdome, como a circulação sanguínea hepática, sendo útil na avaliação do sistema porta e das veias hepáticas, bem como da artéria hepática. O preparo adequado é de grande importância.

Preparo

Abdominal Total

Com este exame pode-se avaliar órgãos internos como fígado, vesícula biliar, vias biliares intra hepáticas e extra hepáticas, baço, pâncreas, aorta, veia cava inferior, rins e bexiga. Nem sempre se consegue avaliação de estruturas mais profundas, pois a interposição de gás em alças intestinais pode atrapalhar ou dificultar o exame, assim como a anatomia de cada paciente. Por isso, o preparo adequado é tão importante.

Preparo

Abdominal Total com Doppler

Este exame pode avaliar, além do que é avaliado na ecografia abdominal total, as estruturas vasculares do abdome, como aorta abdominal e seus ramos passíveis de avaliação, assim como a veia cava inferior e a circulação sanguínea hepática. O preparo adequado é de grande importância.

Preparo

Aparelho Urinário

O exame tem como objetivo avaliar a anatomia do aparelho urinário, bem como diagnosticar patologias nos rins, bexiga e ureteres.

Preparo

Aparelho Urinário com Doppler

O exame tem como objetivo avaliar a anatomia do aparelho urinário, bem como diagnosticar patologias nos rins, bexiga e ureteres.
A utilização do Doppler tem importância na avaliação da perfusão/circulação sanguínea dos rins, e também para observação dos jatos ureterais como ferramenta auxiliar na pesquisa de refluxo vésico-ureteral.

Preparo

Craniana Transfontanelar

Este exame não invasivo e isento de radiação é realizado por meio da colocação de transdutor de alta frequëncia na fontanela anterior do bebê. Muito utilizado para rastreio de hemorragias ventriculares em recém-nascidos prematuros, este exame também possibilita a avaliação das estruturas intracranianas, principalmente o sistema ventricular e estruturas localizadas na linha média do crânio.

Preparo

Ecografia Músculo-esquelética

Os exames do sistema músculo esquelético avaliam as grandes e pequenas articulações, tais como ombros, cotovelos, punhos, dedos das mãos e pés, quadril, joelhos e tornozelos. As estruturas frequentemente avaliadas são os tendões, músculos e as cavidades articulares.
As lesões degenerativas, traumáticas, inflamatórias e infecciosas são as mais comumente avaliadas através da ecografia do sistema músculo-esquelético. O uso deste método no acompanhamento de doenças reumatológicas tem tido maior espaço na atualidade, como ferramenta útil para avaliar atividade de doenças inflamatórias, com uso do Power Doppler e Doppler colorido.

Preparo